O design contemporâneo de Stefan Sagmeister

Stefan Sagmeister é um dos seres criativos que tenho como inspiração. Nascido na Áustria em 1962, Sagmeister formou-se em design gráfico na Universidade de Artes Aplicadas de Viena, e em seguida viajou para os Estados Unidos, onde completou o mestrado no Pratt Institut em Nova Iorque. Em 1993 fundou a Sagmeister Inc. desenvolvendo marcas, embalagens, editorial, tipografia, entre outros.

Teve clientes como Rolling Stones, HBO, Museu Guggenhein, Aerosmith, Lou Reed e vários outros. Ganhou vários prêmios, mas um dos mais importantes foi  para o Grammie na categoria de design gráfico, com a edição especial que projetou para o Talking Heads. Possui exposições individuais em Zurich, Viena, Nova York, Pennsylvania, Berlim, Tóquio, Osaka, Praga. Atualmente possui uma empresa com a talentosa Jessica Walsh, localizada em Nova York, denominada Sagmeister&Walsh (o background do site é uma transmissão ao vivo do estúdio feita por uma webcam!).

O que me faz admirar o trabalho de Sagmeister é sua  capacidade de trabalhar com diversos materiais e plataformas, como moedas, frutas, galhos de arvore, pintura corporal, copos descartáveis, bambus e outros objetos, Stefan insere diferentes significados visuais em seus projetos, totalmente contemporâneo e expandindo as fronteiras do design gráfico tradicional. O trabalho mais impressionante que eu destacaria, é o pôster para o AIGA Detroit (no fim do post), no qual, com a ajuda de outra pessoa, todas as informações do evento foram gravadas e marcadas com um ESTILETE no corpo de Sagmeister. O designer diz que foi um resultado autêntico e interessante, além de dolorido. Claro!!!

Confiram alguns trabalhos de um dos maiores designers contemporâneos da atualidade. Ao final, haverá uma de suas palestras para o TEDx denominada Happiness by Design.

PS: Preciso dizer que, felizmente, tive a oportunidade de conhecer Stefan pessoalmente em um congresso em Barcelona! Além de assistir uma verdadeira aula sobre design moderno e contemporâneo, consegui uma foto com ele. A foto (e minha cara de felicidade) está no meu instagram ;)

st1 st15 st14 st13 st12 st11 st10 st9 st8 st7 st6 st5 st4 st3 st2

scar