Designer húngara faz layout das hipotéticas cédulas do euro húngaro

O euro é uma das moedas mais valiosas atualmente, sendo a principal moeda corrente na maioria dos países da UE. Porém, alguns poucos países ainda não adotaram o uso da moeda, e um deles é a Hungria. Mesmo com um crescente esforço da parte das empresas e investidores, György Matolcsy, atual chefe do Hungarian National Bank, declarou que não quer abrir mão da independência financeira do país. A Hungria continua usando o forint, uma moeda cuja a cotação de hoje, 09/09/15, é de 1.00 USD = 280.777 HUF.

Tendo em vista o atual cenário do país com relação a sua moeda, a designer e ilustradora Barbara Bernat fez o design das notas do euro húngaro, uma possível solução pro empasse financeiro do país. Barbara é formada em design gráfico, e o design das cédulas foi o seu projeto de mestrado para o MA em Design na University of West Hungary.

A designer adotou as mesmas medias do euro real, onde a cédula varia de tamanho de acordo com o valor. De um lado, ilustrações de animais da fauna européia, de outro espécies de plantas. O processo de criação foi parecido com o processo de criação de notas reais, desde a criação das ilustrações até as medidas de segurança, que por sinal ficou bem interessante: ao expor a nota a luz UV, é possível ver o esqueleto do animal estampado na cédula.

Abaixo você pode conferir o resultado e um pouco do processo de criação das notas. Para ver mais sobre esse e outros projetos, acesse o Behance de Barbara Bernat.

 

euro-redesign-01 euro-redesign-02 euro-redesign-03 euro-redesign-04 euro-redesign-05 euro-redesign-06 euro-redesign-07 euro-redesign-08 euro-redesign-09 euro-redesign-09-2 euro-redesign-10 euro-redesign-11 euro-redesign-12 euro-redesign-13 euro-redesign-14 euro-redesign-15