Yarn Bombing – intervenção urbana de crochê

yarn bomb

Se você curte intervenção urbana muito provavelmente já conhece o bomb, estilo de graffiti rápido onde o graffiteiro geralmente pinta a sua assinatura em letras próprias, como uma marca. Um outra forma, não tão recente mas pouco difundida de intervenção urbana é o Yarn Bombing, uma espécie de bomb feita com crochê.

O bomb tem esse nome por ser uma pintura rápida, feita em alguns minutos, como a ação rápida de uma bomba, e por conta disso, muito provavelmente, a intervenção feita com crochê tenha ganhado uma variação desse nome, já que quase todo trabalho pode ser feito em casa, levado para a rua e apenas instalado rapidamente no local desejado.

Visto que intervenção urbana ainda é tido como crime em diversos países, estilos de intervenção rápidas como o bomb e o estêncil, ganharam bastante força por impedir que os artistas fossem presos porque passaram horas pintando um mural. Com o Yarn Bombing é a mesma coisa, o estilo tem se popularizado em vários países e ganhado fãs por todo mundo, sendo usado, inclusive, como forma de protesto.

Diferente dos outros dois estilos, o Yarn Bombing além de rápido pode ser grande, muito colorido e complexo, visto que se o artista deseja fazer uma intervenção do tamanho de um tanque de guerra, como fez a artista Marianne Jorgensen, basta fazer tudo em casa (durante dias ou semanas, claro) e depois levar até o local escolhido pra instalar. Não dá pra fazer um graffiti em casa e levar pra parede depois :/

Algumas intervenções fogem a regra, são mais complexas e precisam mesmo ser feitas, pelo menos em parte, na hora e no local de instalação. Por ser muito versátil, o Yarn Bombing tem sido instalado em diversos locais e objetos, como grades, árvores, estátuas, carros, tratores, pedras e até em aviões. LOL

Abaixo você pode ver alguns exemplos dessa intervenção divertida, agradável e colorida 😀

yarn bomb
cotxe_cobert_yarn_bombing_plac3a7a_nova_alacant
yarn bomb
yarn bomb
yarn bomb
yarn bomb
yarn bomb
yarn bomb
yarn bomb
yarn bomb
yarn bomb
yarn bomb
yarn bomb
yarn bomb
tags:
Intervenção Urbana Yarn Bomb
Daniel Fabricio
escrito por

Daniel Fabricio

Administrador

Daniel Fabricio já escreveu

725 artigos

Ver mais de Daniel