Designer israelense recria objetos hospitalares para repensar a experiência pediátrica

O israelense Ido Abuláfia é um designer que repensou a experiência hospitalar especificamente para as crianças. Depois de observar várias instalações de pediatria, o designer chegou a conclusão de que os métodos típicos de distração a base de palhaçada e brincadeiras estavam longe de ser adequadas.

Ao invés de modificar o ambiente, ou apresentar outras formas desconcertantes, Abuláfia pensou em utilizar objetos lúdicos para familiarizar as crianças com as ferramentas que se assemelham aos que os médicos utilizam.

O designer elaborou kits feitos de materiais macios e emborrachados. Cada “ovo” vem com uma seringa de plástico, uma mola de metal, um pequeno apito e um dobrável bidimensional de um pássaro. Enquanto a criança aguarda na sala de espera, ela recebe o kit, e em seguida monta com os pais o brinquedo, que é algo para ocupar a mente, e reduzir o pavor daquele objeto.

Quando o funcionário da clínica ou hospital chama, é apenas inserido a capa da agulha no brinquedo, como se fosse o bico do animal que a criança imaginou. Ao final, ao invés de jogar no lixo, como antes  sendo apenas uma simples seringa, torna-se a realmente um objeto lúdico que a criança pode levar para a casa.

Confira esse incrível trabalho que repensa a experiência da criança na consulta pediátrica , com algumas imagens e um vídeo explicativo.

3 2 4 5 7 6 Proto