Redesign X Rebranding: Ué? não é tudo a mesma coisa?

Rá, te peguei! Não meus queridos, não é a mesma coisa. Sabem porque a confusão? Porque ninguém sabe direito o que é marca, simples assim. É muito comum ouvir que uma nova identidade vai “atualizar a marca”, WTF? Uma nova identidade visual vai, no máximo, atualizar a…própria identidade visual. Não podemos nem dizer que um novo logotipo vai atualizar a imagem da marca, uma vez que o conceito de imagem de marca vai muito além do próprio logotipo e envolve toda a forma como a marca “aparece” para dentro e para fora.

O que vemos, tradicionalmente, são marcas sem uma identidade (no sentido lato e não no sentido de identidade visual) contratando designers ou não para ancorar seus logotipos na “moda”, ou seja, vejam o que o mundo (quando muito) está fazendo e deixe-nos parecido com eles. Muito provavelmente os gestores dessas marcas imaginam que, ao se parecer esteticamente com as marcas atuais, eles se parecerão também com elas em todos os aspectos. Estão enganados.

Alguns casos são interessantes e reforçam bem o “modismo”. Algumas marcas nasceram “limpas” e com o passar dos anos e a evolução da tecnologia algum gênio começou a colocar efeitos de Photoshop, glows, shadows e esses artifícios de quem não consegue resolver conceitualmente um projeto… aí o tempo passa e vem o “flat design” e aquela marca robótica que parecia um robô do Sorayama vira uma coisa branca sem relevo, pra ir na onda (nem preciso dizer de que empresa me refiro, preciso? talvez sim, já que trocentas fizeram isso. Viram?).

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Pergunta de um milhão de dólares: Faz sentido pra vocês?

Uma marca com identidade forte, e convenhamos, não são tantas como gostaríamos, não se preocupa em “parecer” atual. Até porque, talvez, essa “moda” não sirva para ela, não sendo capaz de traduzir sua essência e seu posicionamento. Porém quando não se tem nem identidade e nem posicionamento, tanto faz…

Uma mudança só será realmente profunda e eficiente se o redesign for resultado de um processo de reposicionamento ou fortalecimento de posicionamento. Nesse caso ele estaria fundamentado nas questões essenciais e seria a tradução de uma mudança de cultura interna, que aí sim, poderia e deveria chegar em uma mudança de imagem da marca ( entre outras mudanças, inclusive mais importantes)

Podemos dizer, para fins didáticos que:

Redesign = nova identidade visual = sempre visível= não necessariamente fruto de um reposicionamento ou fortalecimento = pouca interferência no brand equity.

Rebranding = nova cultura de marca = nem sempre visível= reposicionamento ou fortalecimento = muita interferência no brand equity

Particularmente acho esses nomes péssimos; “reisso”, “reaquilo”, além de causarem uma confusão danada, além do que, se a turma já se confunde ao falar de marca, imagina quando entra a palavra branding na jogada…

Deu pra entender a diferença entre os dois?

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