Projeto Monstros – designers e artistas apoiando a criatividade infantil

Ilustrações Projeto Monstros

Já ouviu falar do Projeto Monstro? Não? O fato é: ninguém nasceu 100% criativo ou uma reencarnação do Picasso. Aquela sua “tia” do ensino infantil lhe apoiou, sua mãe e seu pai incentivaram, e provavelmente muita gente também exerceu esse papel (tias, tios, avós e etc). Esse apoio é super necessário pra desenvolver ainda mais a criatividade de alguém. Seja com massinha, com bloquinhos de construir casas, lápis de cor e giz de cera riscando tudo por todos os cantos… Pra você o importante para fazer mais um desenho, mais uma casinha ou mais uma “escultura”, sempre foi aquele sorriso da sua mãe/pai/avó/tia do infantil[…] e aquele “tá lindo”.

Foi pensando nesse desenvolvimento da criatividade das crianças, que Katie Johnson, uma designer do Texas, juntamente com vários outros designers, diretores de arte, ilustradores entre outros artistas, criaram o Projeto Monstro em 2014. O projeto consiste em pedir à crianças para usarem sua imaginação e desenhar personagens ou monstros e depois dos desenhos terem tomado forma, cada artista trás “vida” a um monstro no seu próprio estilo artístico. Então, quando as novas interpretações são entregues aos pequenos, os artistas são capazes de demonstrar novas técnicas de arte dentro da principal ideia criativa das crianças, que são capazes de ver o que sua ideia provocou nos outros.

“Com escolas dando menos ênfase a arte, muitas crianças não têm a oportunidade para exploração criativa que merecem. Essa é uma tendência monstruosa que gostaríamos de destruir. Como artistas, entendemos o quão importante que a exposição inicial criativa é e como ela pode verdadeiramente alterar a forma do futuro de uma criança.

Ao colaborar com os alunos e encontrar inspiração em suas imaginações, esperamos ajudá-los a reconhecer o valor de suas idéias e fazê-los se sentirem animados com o potencial de suas próprias mentes. Criatividade vem em muitas formas e esperamos encorajar a exploração de suas próprias percepções únicas do mundo que partilhamos. E, enquanto estamos no assunto, queremos introduzir-lhes a noção de arte como uma carreira legítima”. (Equipe Projeto Monstros)

Então vamos conhecer esse projeto maravilhoso:

Releitura por Greg Christman

Releitura por Greg Christman

Arte por Greg Gunn

Releitura por Greg Gunn

Arte por Yema Yema

Releitura por Yema Yema

Releitura por Chris Rushing

Releitura por Chris Rushing

Releitura por AJ Jefferies

Releitura por AJ Jefferies

Releitura por BAKEA

Releitura por BAKEA

Releitura por Katie Johnson

Releitura por Katie Johnson

Releitura por Brandon James Scott

Releitura por Brandon James Scott

Releitura por Olly Moss

Releitura por Olly Moss

Releitura por Julian Glander

Releitura por Julian Glander

Releitura por Mike Smith

Releitura por Mike Smith

Releitura por Lance McIlhany

Releitura por Lance McIlhany

Releitura por Marijke Buurlage

Releitura por Marijke Buurlage

Releitura por Ryan McLaughlin

Releitura por Ryan McLaughlin

Releitura por Jake Longoria

Releitura por Jake Longoria

Bem, existem muito, muito, muito mais desenhos, que você pode conferir no site do projeto: www.gomonsterproject.com.

No site deles você também pode enviar seu portfólio e participar do projeto que promete continuar em 2015, mas ainda sem nenhuma data marcada. Enquanto não temos uma data de ínicio pra esse maravilhoso projeto nesse ano, sigam as redes deles e fiquem por dentro de todas as novidades do Projeto: Twitter e Instagram.

tags:
Crianças Criatividade Desenhos Ilustração
Caio Teixeira
escrito por

Caio Teixeira

Administrador

Caio Teixeira já escreveu

13 artigos

Ver mais de Caio