Ilustração e Rock’n’Roll: Rahma Projekt

Este é um belo projeto de posters por um professor de design, de 28 anos que entitulou o projeto de Rahma Projekt. “Rahma” faz posters minimalistas inspirados em músicas e rock, heróis de quadrinhos e filmes. Em conversa com o Sala7 “Rahma” falou um pouco sobre o projeto:

Para mim, o projeto é um experimento de diversas formas. Começou (na verdade ainda é) como uma coisa mais pessoal e sem grandes pretensões.

Nasceu da minha vontade de criar só pelo prazer de criar, sem briefing, sem pressão, sem cliente, criando o que eu gosto do jeito que eu gosto. Mas uma crise foi fundamental.
Em junho passado eu estava passando por umas daquelas crises pessoais, profissionais, existenciais entre outros “ais” que a gente acaba enfrentando. Ao ver uma imagem qualquer na internet, simplesmente abri um programa e tentei expressar um trecho da música de forma gráfica. Ficou simples e não muito bom, mas na época eu gostei do resultado. Entrei no piloto automático e em questão de poucas horas criei mais dois. A tarde já tinha Flickr e na mesma noite mais dois cartazes. Na noite do segundo dia já tinha idéia para pelo menos mais uns 6 ou 7 pôsteres, aí a coisa deslanchou, não conseguia pensar em outra coisa.

Depois que comecei a criar os cartazes passei a ouvir as músicas sempre pensando em como uma estrofe ou refrão poderiam ser representados graficamente. É uma experiência bem interessante. Às vezes a ilustração é uma representação literal do que diz a música, outras é meio que uma piada, outras são interpretações minhas e outras já são coisas que só quem conhece bem a banda ou a música entendem.

O projeto ficou muito bom, e quem quiser acompanhar: